Batata-doce
Batata-doce da nossa Horta, 4 de dezembro de 2020
A batata-doce foi introduzida, nos Açores, pelos primeiros povoadores, existindo em São Miguel e na Terceira desde o século XVI.
A batata-doce usada na alimentação foi, também, muito cultivada como matéria-prima para o fabrico do álcool, chegando a existir nos Açores cinco fábricas, duas na Terceira e três em São Miguel. As três fábricas de São Miguel estavam localizadas na Lagoa, a primeira a ser criada em 1882, em Ponta Delgada (Santa Clara), que apareceu em 1884 e na Ribeira Grande, a última a entrar em funcionamento, em 1890.
Família- Convolvulaceae
Nome científico – Ipomoea batatas (L.) Lam.
Distribuição Geográfica- Originária da América do Sul é cultivada em várias regiões, sobretudo em regiões tropicais e subtropicais.
Utilização- Em algumas ilhas dos Açores, a batata-doce era usada na medicina popular como anti-inflamatória. Segundo Yolanda Corsépius (1985) e Rei Bori (1990) a polpa cozida e amassada era aplicada, ainda morna, sobre as partes inflamadas.
É usada na alimentação humana, tanto em pratos salgados como em doces e em aperitivos. Foi, também, muito utilizada na alimentação de animais domésticos, com destaque para os porcos.
Comentários
Enviar um comentário